Blog

Respiração, oxidação, antioxidante...

April 26, 2019

 

Há 2.5 bilhões de anos o oxigênio surgiu na Terra. As bactérias que faziam fotossíntese bem antes disso e aí o oxigênio foi acumulando por aqui. Então o oxigênio ficou presente de vez e espécies adaptadas e que usavam o oxigênio pro seu metabolismo tinham vantagem e foram prosperando. Mas o “não há bônus sem ônus” já existia também. Usar oxigênio invariavelmente produz espécies reativas de oxigênio (radicais livres). Muito radical livre é tóxico e sempre foi desde o princípio...

“E agora, quem poderá nos defender? ” Exclamavam as células e os organismos.

“Euuuu!” Respondeu prontamente a melatonina!

A melatonina continua nos nossos dias (e em todos os organismos) a controlar o estresse oxidativo que resulta dos radicais livres que são um produto da fotossíntese e da respiração.

Evolução, honey baby... coisa linda, irrefutável, bela e absoluta, induziu ao desenvolvimento de mecanismo complexos e efetivos pra neutralizar esses radicais livres.

Lindo né? Como não se apaixonar? Quer saber mais sobre a melatonina? Escrevi um livro que fala de várias funções importantíssimas desse antioxidante que subiu pro cargo de hormônio. “A melatonina não serve só para te fazer dormir” pode ser encontrado no meu site, link na BIO. Versão e-book disponível na Amazon Brasil. Só digitar Rosana Dantas que aparece :) A versão e-book pode ser adquirida de qualquer lugar desse planeta ;)

Continue a acompanhar a saga da melatonina na evolução nos próximos posts!

Beijo procê!

https://doi.org/10.3389/fendo.2019.00249

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com